O que mais queremos quando compramos uma rede social corporativa para nossa empresa é que ela se torne bem sucedida entre os colaboradores. Através da nossa experiência podemos compartilhar alguns tópicos que são muito válidos e eficazes para aumentar o engajamento dos colaboradores nessa etapa.

1. Procure o produto mais completo e ideal para sua empresa

Existem vários modelos de plataformas hoje em dia que é difícil saber qual adotar. Hoje existem plataformas de redes sociais corporativas, existem LMS (Learning management systems) para gestão do aprendizado na empresa, existem sistemas de gestão documental, existem até plataformas que integram estas funcionalidades. O que a GaiaNet procurou é unificar o que já é conhecido pelo colaborar e utilizar uma plataforma lúdica como o da interface gráfica voltada ao que já é conhecido com a presença do acúmulo de pontos e possibilidade de ativar vários jogos pré-fabricados.

2. Não iniba os colaboradores, incentive-os!

Importante não passar ao colaborador uma lista do que “não-fazer”. Deve-se passar orientação de “como fazer” e incentivá-los a navegar e interagir o máximo possível. Sabendo disso, nós da GaiaNet desenvolvemos um sistema voltado ao conceito de jogo com a presença de acúmulo de pontos e a possibilidade de ativar vários jogos pré-fabricados.

3. Ofereça treinamento

Na rede social corporativa as informações são trocadas rapidamente. Aumente o envolvimento dos colaboradores oferecendo treinamentos e discussões sobre as ferramentas que eles precisarão na carreria. No Experience Hub a gestão de treinamento é garantida através do SLMS (Social Learning Management System) GAIANET o que permite a gestão do aprendizado tanto presencial quanto à distância. Se diferencia dos normais LMS (Learning Management System) por permitir a realização gestão de aprendizado social e pela integração que possui com os outros módulos da plataforma como o de Gestão documental, Rede social, Gestão da experiência, Boas práticas e Game Center.

4. Prenda a atenção de seus funcionários com atividades divertidas!

De início nem todo mundo vai se sentir confortável utilizando uma nova plataforma, isso pode ser facilmente resolvido com um pouco de diversão, aumente o engajamento dos colaboradores com temas diferentes. Pode ser algo simples como perguntar a eles sobre uma receita favorita ou sobre alguma banda nova que está fazendo sucesso. Além disso o Experience Hub oferece um módulo Game Center GAIANET que permite administrar uma série de jogos pré-fabricados que podem ser utilizados várias vezes mudando apenas perguntas e respostas do jogo. Trata-se de Quiz com formatos gráficos diferentes como jogo de tabuleiro ou quis televisivos ou gincanas, etc.

5. Confie em seus funcionários, acredite que eles farão a coisa certa

Quando cultivar uma cultura de confiança, não se esqueça de incluir plataformas de mídia social. Não se preocupe se os funcionários passarão tempo de mais se socializando online, e também não se preocupe com a possibilidade deles desvirtuarem a imagem de sua empresa. Confie neles, eles podem surpreendê-lo!

fonte: Epoca